"Lamento (Plainte) feito em Londres para superar a melancolia, tocada com discrição." A Giga é uma dança barroca popular originada na Inglaterra. Veio para França a meio do século VII.

Ambos os movimentos fazem parte da Suite XXX de Johann Jakob Froberger, compositor Alemão. A sua obra apresenta também traços Franceses e Italianos, fruto do seu trabalho por todo o continente Europeu durante a era Barroca.

I. Plainte: Esta primeira é uma descrição clara da melancolia passada pelo compositor, Froberger, em Londres, desde a melancolia calma, os suspiros, o choro, raiva, e frustração.

Froberger é o compositor secreto dos cravistas, um pouco à semelhança de Scriabin para os pianistas, tirando os cravistas é um compositor praticamente desconhecido. No entanto é uma personagem fascinante, além de cravista e compositor foi um aventureiro, diplomata, espião e frequentou várias cortes europeias. Muitas das suas peças são assumidamente autobiográficas. Podemos encontrar obras descritivas de acontecimentos como naufrágios, assaltos, ou também de estados de espírito. E, ao contrário das outras autobiografias, que por definição são sempre incompletas, Froberger chega a descrever o momento da sua própria morte em "Meditation sur ma mort future". 

O Duarte Domingues, que é uma espécie de Froberger do Conservatório de Música de Coimbra, porque, além de cravista, também é pianista, cantor , compositor, escritor, youtuber e espião infiltrado do 9ºC no 9ºB, dá-nos neste vídeo a sua visão pessoal e subjetiva da "Plainte faite à Londres pour passer la melancolie" e da Gigue exatamente como Froberger pede que seja tocada "lentement et avec discrétion".

Prof. Júlio Dias

O Cravo Flamengo foi mais desenvolvido na França, no século XVIII, principalmente com o trabalho da família Blanchet e o seu sucessor, Pascal Taskin. Estes instrumentos franceses imitaram o projeto flamengo mas tiveram a extensão do teclado aumentada de cerca de quatro para cerca de cinco oitavas. Adicionalmente, os instrumentos franceses de manual duplo além de usarem seus manuais para transposição, os empregavam também para variar a combinação de paradas sendo utilizadas (isto é, a corda a ser beliscada). O cravo francês do século XVIII é frequentemente considerado um dos apogeus do projeto do cravo e é largamente adotado na construção dos instrumentos modernos.


Ficha Técnica e Informações

  • Composição: Johann Froberger
  • Tonalidade: Lá menor
  • Instrumentação: Cravo
  • Interpretação: Duarte Domingues
  • Som Acústico
  • Categoria YouTube: Música
  • Categoria: Música
  • Edição de Som: Duarte Domingues
  • Edição de Vídeo: Duarte Domingues
  • Data de Criação: 9 Setembro 2020
  • Data de Gravação: 9 Julho 2020
  • Licença Áudio e Áudio-Visual: Creative Commons - Atribuição [Para mais informação contacte-me]
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