Uma Análise Musical

A Sonata em Mi menor, Hoboken 34 (Landon 53) foi publicada pela primeira vez em Londres sem a autorização do compositor - J. Haydn. Está dividida em três andamentos, de acordo com a fórmula contrastante dos concertos (rápido-lento-rápido) e da maior parte das obras congéneres deste período, tem algumas particularidades. O seu primeiro andamento, Presto, (o que gravei) é um bom exemplo de um andamento bem-humorado numa tonalidade menor. O tipo de escrita remete totalmente para os cravistas do Barroco, com arpejos em notas destacadas e na forma como a mão direita responde e se integra no motivo da mão esquerda, assim como na ornamentação do final das frases. Estas terminam quase sempre com uma suspensão. 

Rui Pereira, 2012 in casadamusica.com. (excerto adaptado)

Acedido a 15/06/2020

Este andamento da Sonata é bastante clássico, no sentido de comum: temos dois jovens apaixonados, aparece o "mau-da-fita", e depois tudo volta ao normal. Podemos atribuir cada parte à Exposição, Desenvolvimento, e Reexposição da forma Sonata, respetivamente.

Todos os anos na Casa da Música do Porto, é organizada uma Maratona de Teclistas, que foi criada em 2013 pelo centenário do nascimento da pianista Helena Sá e Costa. Este evento costuma reunir mais de 700 jovens teclistas de escolas de música de todo o país. Habitualmente, o recital dura mais de 20 horas, mas em condições adversas, como a da pandemia, a organização adaptou-se e criou uma Maratona de Teclistas online, onde os jovens teclistas viriam a enviar uma gravação audio-visual de uma peça musical.

Foi a primeira vez em que participei nesta Maratona, e, admite-se, não foi a melhor altura para viver esta experiência nova. 

Esta Sonata que conhecem do YouTube, foi, então, originalmente gravada para a Maratona de Teclistas da Casa da Música do Porto como sugestão do meu professor de instrumento.

Gravar uma peça musical, não é tão simples como gravar um vídeo em que simplesmente falamos, não só por ser requerida melhor qualidade de som e não podermos fazer corte de imagem, mas também devido à exigência a que fazemos a nós próprios aquando da gravação da peça. Temos aquele lado perfecionista que não nos deixa falhar uma nota ou uma figura rítmica, e, já que temos a oportunidade de gravar as vezes que quisermos até não acordarmos os vizinhos de baixo, fazê-mo-lo.

Contudo, este foi o vídeo publicado no Vimeo da Casa da Música:


Ficha Técnica e Informações

  • Composição: Joseph Haydn (1732-1809)
  • Opus/Nº Catálogo: Hob.XVI:34 
  • Tonalidade: Mi Maior
  • Movimentos: I-Presto; II-Adagio; III-Vivace Molto
  • Data de Composição: 1770's
  • Instrumentação: Cravo ou Piano
  • Interpretação: Duarte Domingues
  • Som Acústico
  • Categoria YouTube: Música
  • Categoria: Música
  • Edição de Vídeo: iMovie
  • Edição de Som: Audacity
  • Data de Criação: 17 Março 2020
  • Licença Áudio e Áudio-Visual: Para mais informações ou autorizações entre em contacto
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